quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Origens da Filosofia... E o real castigo dos Deuses


Os deuses jamais desculparam totalmente os homens do crime de Prometeu. O filho de Jápeto, ao roubar o fogo sagrado do Olimpo, deu-nos o que se costuma chamar de nosso maior tesouro: a razão.


Ninguém percebe com clareza a terrível vingança de Atena, que furiosa e não satisfeita em enviar Pandora aos homens, tramou ainda algo infinitamente mais cruel. A deusa de glaucos olhos, que era no fundo bastante ressentida por não dispor da beleza de Afrodite e se ver condenada a só ser notada pela sua inteligência e nunca por sua beleza feminina, despejou sobre a humanidade, aproveitando o ensejo oferecido pelo roubo de Prometeu, seu mais profundo ódio contra sua condição de mulher mal-amada.


Que o fogo roubado incendiasse os homens incessantemente; e eis o requinte do sadismo feminino: que idiotizado, o homem ainda se julgasse especial e enchesse o peito de orgulho da sua condição de churrasco dos deuses.


E no dia seguinte, ao despertar de um sono agitado, um velho sábio afirmou: "tudo é água!". O castigo dos deuses fora entregue. Assim nasceu a Filosofia

Um comentário:

Rml disse...

Como assim não foi feito nenhum comentário?! Eu fiz um! Não está aqui!...