segunda-feira, 10 de novembro de 2008

R.E.M.











Tem bandas que envelhecem com a gente. Existem musicas que acompanham nossas vidas. E sempre temos identificacoes que permanecem no tempo...

Hoje em dia, tudo efemero, tudo rapido e passageiro, fica muito raro achar quem envelheca junto com o trabalho que faz, trazendo ainda dignidade e acima de tudo, chamando atencao pela novidade.

Pois nesse fim de semana ganhei um ingresso de minha dignissima senhora (que sempre acerta em saber as coisas que eu realmente quero e gosto) para um show do R.E.M. Uma das poucas bandas que acompanharam meu crescimento da adolescencia ate aqui, trazendo sempre algo que me interessasse.

La fui eu, envergando uma camiseta, ingresso e expectativas em punho.

Tudo comecou nos idos dos anos 80, num obscuro periodo pre youtube, downloads, internet e ate cd! Nao era facil arranjar novidades de fora. Nao era facil conhecer coisas novas na velocidade supersonica em que hoje a informacao se apresenta.

Pois um amigo, filho de pai rico, que sempre viajava pra fora, me trouxe uma fita gravada com algumas musicas. Entre elas estava Fall on Me e The One I love! Gostei de cara...

Depois veio a MTV, as musicas tinham cara, imagem... clipes! Veio contrato com a warner, divulgacao, disco Green, veio Losing my religion, com aquele bandolim (?) no disco Out of Time aquela coisa diferente de tudo o que tinha na epoca, temperando minha tristeza por ter me mudado de cidade, vindo parar aqui no Rio. Veio o disco Automatic for the People em epocas de colegio, veio o disco Monster enquanto eu morava nos USA, na epoca de faculdade veio o disco New Adventures in Hi-fi, com aquelas pitadas de improvisacao,disco Up, disco Reveal com Imitation of life, uma musica que pra mim, tem a formula pop tao eficaz quanto losing my religion. Veio o show no Rock in Rio, o disco Around the Sun, que me traz lembrancas estranhas... Veio Accelerate e o show.

Um rapido flashback pra dizer que tudo isso levou anos pra acontecer. Que envelhecemos. Eu, a banda.

O show foi fabuloso! Sem firulas, sem preciosismo... "We`re R.E.M. and this is what we do" como sempre diz Michael Stipe ao vivo... Um desfile de musicas famosas, intercaladas com 5 musicas do disco novo. Teve direito a tudo, os hits (what`s the frequency kenneth, orange crush, everybody hurts, drive, losing my religion, man on the moon... ) e musicas nao tao conhecidas, mas igualmente memoraveis ao longo da carreira, Nightswimming, por exemplo.

Tudo muito bem feito, sem arranjos desnecessarios, sem exibicionismo. Puro, esmerado e caprichado...

Foram duas horas de lembrancas boas, cantei junto, comentei com minha fiel companheira de bom gosto musical que sempre me acompanha, lembrei do meu irmao que gosta deles tb... Enfim... Lavei a alma num programa de sabado a noite daqueles! Maravilha!

Nenhum comentário: