sexta-feira, 1 de maio de 2009

Notas Sobre Nutrição


   Estou ensaiando uma jornada grande dedicada a musica nesse blog. Um projeto de dificuldade infinita uma vez que sou um voraz consumidor de musica. Mas enquanto isso...

   Eu deveria me envergonhar da maneira como ouço musica. Não são raras as ocasiões em que me vejo almoçando num restaurante a quilo, colocando cancoes no meu prato sem nenhum critério alimentar, apenas obedecendo a fome dos olhos (ou ouvidos). Me pego devorando estilos diversos de musica como quem mistura uma salada e ainda rega todos os legumes com generosas doses daqueles molhos, rose, iogurte, limão... Acabo por devorar vários acordes e riffs na mesma garfada, ficando com a boca cheia e ainda muita vez mastigando menos do que deveria. Restaurantes de comida por quilo são assim; Quanto mais rápido melhor, há que se voltar pra lida diária, há que se tragar o alimento com rapidez... 

  Olhos gulosos não sabem misturar combinacoes nutritivas e acabam por proporcionar ao estômago uma verdadeira orgia alimentar! Quando o sobrecarregado orgao relaxa da digestão, está exausto de tanto esforço, enjoa quando pensa na próxima refeição, solta ruídos grotescos, um horror! Quando abandono a mesa, tomo ar, estico as pernas e se a maré alcalina não me pega de jeito, escrevo um texto enfastiado pra esse blog. 

  Felizmente, nem sempre acontece assim.  Há discos que permitem uma digestão mais leve e muitas cancoes são deliciosos aperitivos pra um paladar sobrecarregado. Resolvo portanto, com a convicção de quem vai começar uma dieta nova pela milhonesima vez, (na segunda feira começo, claro) propor a ingestão de musica saudável, própria a ouvidos exigentes, mas ao mesmo tempo abertos a novidades e experimentacoes que podem surpreender a paladares distraídos. Não importa se novidade, não importa se os acordes foram registrados há mais de meio século... Importa que a relevância "nutricional" da canção, do disco, do contexto, seja la qual for, nos faca abandonar a mesa com aquela deliciosa sensação de satisfação após uma deliciosa refeição. 

 Sem pedantismos, sem muita frescura porque há cancoes que caem no estômago como invencoes geniais de um chef preocupado em pesquisar, combinar ingredientes com cuidado e simplicidade... Nouvelle Cuisine!! Há também aqueles sabores que nos remetem a lembranças boas, momentos felizes, celebracoes a mesa... Comidinhas familiares!! 

  Em dias de downloads infinitos, pesquisas ininterruptas, acesso a artistas de todo lugar do globo, acabamos por ter que ser mais e mais seletivos com o que "comemos". Muita oferta, muita pesquisa, muita coisa pra se ingerir. Podemos com isso ter um banquete regado a iguarias das mais exóticas ou fazer uma gororoba indigesta e insossa. 


  Preparem a barriga! 

  

Um comentário:

Dani Teixeira disse...

Mas infelizmente aos que não tem tempo, que vivem aqui e ali na correria dos dias, a comida à quilo se torna um mal necessário... Melhor isso do que ser desnutrido e cair desmaiado em alguma esquina. Se é que você me entende!!!! rsrs!
A pizza de ontem te inspirou, hein? Santo Braz!!!!